domingo, 30 de março de 2014

Universitária desabafa: cansei de ser ofendida e humilhada.


A universitária Joana Penido,  18 anos, dos cursos de teatro da  Faculdade Célia Helena e de Produção Cultural da FAAP, em São Paulo,  já cansou de ser ofendida não apenas por se vestir como gosta, mas não seguir determinadas “regras sociais”.    Foi ofendida das mais variadas formas. Muitas vezes pelas próprias mulheres.
Por isso, Joana, nascida em Salvador e vivendo em SP,  decidiu  compartilhar com o Catraca Livre sua adesão ao movimento ” ao “Eu Não Mereço Ser Estuprada” e “Niguém Merece” – movimentos digitais que defendem a igualdade entre os sexos.
joana
Leia aqui seu depoimento
Em solo soteropolitano essas férias fui chamada de “para frente” duas vezes. Na primeira até pensei que fosse positivo, afinal “para frente”, na minha percepção, significa progresso. Até que cheguei na segunda situação e aí percebi que era uma afirmação impressionantemente machista de fazer escolhas pessoais em que as pessoas se sentiam no direito de julgar. E isso me trouxe de volta à realidade, à sociedade em que vivemos hoje em dia. Hoje de manhã recebi uma cantada das mais sujas, de um homem a 40 centímetros da minha cara. Gritei exigindo respeito e o xingando da maneira mais agressiva que eu podia, demonstrando todo o meu ódio. E tudo que eu recebi em troca foi um sorriso irônico em resposta. O pior é que isso é uma situação constante na vida de qualquer mulher, e pior ainda, gerada muitas vezes pelas próprias mulheres. O fato de que 65% da população acha que é culpa das roupas “provocativas” das mulheres a maior parte dos estupros que ocorrem hoje em dia. CHEGA DISSO. A MULHER TEM OS MESMOS DIREITOS DO QUE O HOMEMDE SE VESTIR E SE PORTAR EM SOCIEDADE. #EuNaoMereçoSerEstuprada #NinguemMerece #MeuCorpoMinhasRegras



Avião que partiu de Petrolina/PE faz pouso forçado em Brasília


Imagem extraída do Rede Globo
Um avião da Avianca que partiu de Petrolina/PE fez um pouso de emergência na nessa sexta-feira (28/03) no aeroporto de Brasília e todos os passageiros foram retirados da aeronave.

Segundo a Força Aérea Brasileira, o trem de pouso dianteiro falhou e o avião foi forçado a pousar de barriga em uma das duas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubistchek.

O avião modelo Fokker 100 voava de Petrolina (PE) para Brasília com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo e "pousou de forma segura" às 17h42 na capital federal.

Imagens realizadas por um celular e veiculadas na TV mostraram o avião da Avianca inclinado na pista, com a parte dianteira tocando o chão, rodeado de carros de bombeiros. O controle emocional demonstrado pelo piloto foi fundamental para que nenhuma das 49 pessoas que estavam a bordo ficassem feridas.

O pedido de apoio em solo foi feito durante o voo quando o piloto, Eduardo Verny, percebeu que o trem de pouso dianteiro estava com problema. Ele comunicou a situação de emergência à torre de Brasília. "A partir de agora a gente declara emergência. Eu não quero assustar os passageiros com passagem baixa, vou prosseguir. Solicito apoio de solo, bombeiros e ambulância”, diz Verny. “Mais um pouco, daqui a mais uns 15 minutos a gente prossegue para pouso. Ou menos, até, ou em dez minutos a gente prossegue para pouso”, acrescenta ele.

Alguns passagens comentaram como foram os momentos antes do pouso. “Eu senti que ficou todo mundo muito tranquilo”, afirmou o engenheiro agrônomo Roque Marinato.


Governador anuncia novos projetos sustentáveis - Macaparana e São Vicente Férrer serão beneficiados






Reflorestamento e conservação da Mata Atlântica e Caatinga, monitoramento digital do meio ambiente e mobilidade sustentável. Essas são algumas das áreas contempladas com as seis novas ações de política ambiental lançadas pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (28/03). Em solenidade realizada no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos destacou que as ações não são políticas de um governo, mas que ficam como um legado para o Estado. "Elas serão cuidadas por servidores públicos de carreira, que haverão de preservar esses acúmulos para que eles sigam adiante sendo tocados como um valor estratégico por esse e pelos governos que virão", defendeu Eduardo, ao destacar que o desenvolvimento sustentável é "um valor que a humanidade não pode mais afastar da sua visão de longo prazo".

Entre as iniciativas anunciadas pelo governador, estão a criação de seis novas unidades de conservação em áreas de Mata Atlântica e Caatinga, um dos principais instrumentos para conservação e manejo da biodiversidade no Estado. São elas: Refúgio de Vida Silvestre Água Azul (Timbaúba, Vicência e Macaparana), Refúgio da Mata do Sirigi (São Vicente Ferrer), Riacho Pontal (Petrolina), Areial (Petrolina) e Pedra do Cachorro (São Caetano, Brejo da Madre de Deus e Tacaimbó), além da triplicação do Parque de Dois Irmãos. Este último, inclusive, também passará por um processo de modernização e será transformado em Organização Social (OS) para facilitar a captação de recursos. Ainda na direção da preservação da biodiversidade, o governador anunciou o reflorestamento de 413 hectares de Mata Atlântica em Suape, que receberá 1,4 milhões de árvores.

Durante a solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, destacou que as ações mostram o "compromisso real" do Governo do Estado com uma "política sustentável que nunca teve espaço na história de Pernambuco". O gestor explicou ainda que os projetos integram os 15 pontos programáticos de políticas voltadas para a sustentabilidade assumidos pelo governador Eduardo Campos e cumpridos desde a criação da Semas, há três anos.

Também foi lançado o Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco, o Sig-Caburé. O novo sistema de monitoramento do meio ambiente vai garantir mais agilidade na fiscalização, licenciamento, pesquisa, controle social e planejamento de áreas verdes em todo o Estado. O projeto, que contou com R$ 2 milhões em recursos de compensação ambiental, foi idealizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O sistema pode ser acessado através do site www.sigcabure.cprh.pe.gov.br.

Outra área contemplada foi a mobilidade sustentável. A primeira ação envolve a implantação de 20 bicicletas elétricas no arquipélago de Fernando de Noronha, que estarão à disposição de moradores e visitantes. A ação é fruto de uma parceria com as empresas Shineray e Serttel. O governador também assinou protocolo de intenções do primeiro programa de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil. A iniciativa integra o projeto Noronha Carbono Neutro, que tem por objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Por fim, também foi anunciada a construção de um Polo Ambiental que vai abrigar as secretarias de Meio Ambiente do Estado e do Recife, além da CPRH. O projeto básico já foi concluído. A próxima etapa envolve a elaboração do projeto executivo e o início das obras.


 Mulher estuprada é obrigada a pagar uísque e motel para o estuprador




O homem acusado de estuprar uma mulher e a obrigá-la a andar quase 5 km, fez a vítima pagar o motel e comprar uísque. O crime ocorreu no sábado (22), no bairro do Imbuí, em Salvador. 


Alessandro Santos da Silva, de 30 anos, anunciou o assalto, e pediu para a vítima acompanhá-lo andando do Imbuí até um hotel em Pernambués. Chegando ao local, a vítima foi abusada sexualmente obrigada a pagar a conta, comprar uma garrafa de uísque e energético para o acusado. 

Após saírem do motel, Silva e a vítima foram até a Rodoviária, onde a mulher sacou R$100, depois o acusado deixou a mulher em um ponto de ônibus. 

Silva confessou ter cometido quatro estupros, mas em dois desses casos, o acusado alega não ter consumado o fato. O estuprador abordava as vítimas anunciando assalto, quando não conseguia estuprar as mulheres, levava pertences como celular. Em todos os casos de estupro, o acusado diz ter usado camisinha. 

Silva foi autuado por estupro e roubo mediante sequestro, sendo encaminhado ao NPF (Núcleo de Prisão em Flagrante) no Complexo Prisional da Mata Escura. 



NEYMAR E DANIEL ALVES SOFREM RACISMO EM JOGO NA ESPANHA





Torcedores do clube Espanyol imitaram macacos e jogaram uma casca de banana no campo na tentativa de ofender os jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves, que jogaram pelo Barcelona na rodada deste sábado (29) do Campeonato Espanhol; torcida do Espanyol protestou contra Neymar, acusando o brasileiro de tocar a bola com a mão no lance que deu origem ao gol de Messi


247 - Torcedores do clube catalão Espanyol imitaram macacos e jogaram uma casca de banana no campo na tentativa de ofender os jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves, que jogaram pelo Barcelona na rodada deste sábado (29) do Campeonato Espanhol.A partida, vencida pelo Barça, ocorreu no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol. Com gol de Lionel Messi, o Barcelona venceu por 1 a 0 e continua na briga pelo título nacional. .

A torcida do Espanyol protestou contra Neymar, acusando o brasileiro de tocar a bola com a mão no lance que deu origem ao gol de Messi. Ao ser substituído por Alexis Sánchez, nos minutos finais, o atacante foi impiedosamente vaiado pela torcida local. É a terceira vez em que Neymar sofre esse tipo de ataque em partida internacional.

Em 2011, quando jogou pela Seleção contra a Escócia, um adolescente alemão causou polêmica ao também lançar uma banana no campo. Em 2012, pelo Santos, ao enfrentar contra o Bolívar, em La Paz, torcedores bolivianos fizeram o mesmo que os do Espanyol.

Daniel Alves também já foi alvo de ofensas racistas na Espanha, ao jogar contra o Real Madrid. Ao responder perguntas sobre o assunto, em 2013, disse ser algo comum. "Infelizmente é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas", afirmou.

Caso a direção do Espanyol seja considerada culpada pela ofensa feita por sua torcida, o time pode ser punido com multa ou perda de mandos de jogo.

Moto roubada é encontrada no Engenho Limão em Macaparana


Um motocicleta roubada no engenho Cumbi, município de Timbaúba/PE, no período de carnaval deste ano, foi encontrada ontem (28/03) no engenho Limão, zona Rural de Macaparana. A motocicleta se encontra sucateada e foi encaminhada à delegacia de Macaparana.

Noticia